Rafting
Rafting Classe III

Descida de Rafting em Classe III 10km no baixo Paiva com 17 emocionantes rápidos que garante um nível de satisfação elevado na beleza selvagem do rio Paiva.
Ideal para a família com crianças, grupo de amigos, estudantes e grupo de empresa. Permite individuais, grupos pequenos e grandes.
Programa de um dia com uma duração media de 2 h a 3h30m de rio.
Navegável de Outubro a Junho.
ReservarInformaçõesRafting Classe IV

Descida de Rafting em classe IV 4km no setor do médio Paiva com 11 rápidos já com alguma dificuldade técnica.
Setor do rio que é acompanhado pelos passadiços do Paiva. Ideal para a sua família, grupo de amigos ou eventos Comporte ou Team Building.
Programa de um dia com uma duração media de 2 h a 3h30m de rio.
Navegável de Outubro a Maio.
ReservarInformaçõesRafting Classe V

Descida de Rafting em classe IV 4km no setor do médio Paiva com 11 rápidos já com alguma dificuldade técnica.
Setor do rio que é acompanhado pelos passadiços do Paiva. Ideal para a sua família, grupo de amigos ou eventos Comporte ou Team Building.
Programa de um dia com uma duração media de 2 h a 3h30m de rio.
Navegável de Outubro a Maio.
ReservarInformaçõesExcitante, acelerado, emocionante e mesmo relaxante…
O Rafting é tudo isto e muito mais, pode ir desde a uma aventura desafiadora a uma viagem calma de barco, que permite apreciar um cenário espectacular. Basta uma única viagem e estás pronto para ficares viciado. Os nossos rios são recheados de beleza, aventura e acessibilidade para qualquer um com um sentido de aventura e gosto por actividades de ar livre. Não é necessária qualquer experiência, pois os guias orientarão a tua pagaia através de água revolta, por entre rochas e ondas.Em que consiste?
O rafting é um dos chamados desportos de aventura que mais êxito alcançaram em todo o mundo. Rafting consiste em seguir o curso de um rio caudaloso através de suas quedas e desníveis acentuados que fazem os rápidos de alta montanha num raft insuflável. Em cada raft podem ir de 4 a 10 pessoas mais o guia. É nesse Raft que os participantes irão descer o Rio, por entre rochas e rápidos, umas vezes calmamente outras nem por isso. Praticar rafting num fim de semana requer alguns procedimentos básicos, geralmente dados pelo Guia responsável. É ele quem vai na parte de trás do raft, transmitindo comando aos remadores. Esses remadores vão participar activamente na “condução” do Raft, seguindo à risca as indicações do Guia, se o grupo não cooperar o guia não consegue fazer milagres. O grupo a bordo do raft deve estar sempre atento às instruções do líder e remar em sincronia e obediência, as ordens do guia nunca devem ser postas em causa mesmo que estas sejam contraditórias, se isso acontecer a entrada do rápido ou no meio deste é o suficiente para desconcentrar o guia e o raft seguir o percursos errado podendo ir para em cima de uma rocha ” engravatar ” ou até mesmo virar a embarcação “capotar o raft “. Lembramos que rafting é um desporto de equipe, onde todos remam e participam activamente na condução do raft. É uma actividade de carácter físico mas também exige muita coordenação e espírito de equipe para levar o Raft a bom porto.Os rios e a sua classificação
Os rios são classificados, de acordo com a sua dificuldade, de I (fácil) a VI (sobrevivência duvidosa). Esta classificação também difere se é de um rio de volume de agua ou técnico com muitos obstáculos. A classificação depende da velocidade da água, do percurso e do volume de água do rio, por isso, o mesmo rio pode ser mais emocionante na época de cheia do que em época seca. Os noviços nunca devem aventurar-se mesmo em rios de nível II, sem alguém mais experiente, pois o rio nunca deve ser subestimado, os rios classificados entre os níveis III e V requerem uma grande perícia e experiência, ou então requerem pessoas experientes e profissionais para liderarem a descida. O nível VI é a derradeira experiência.Tipos de Embarcações:
Diferentes rios e níveis de água requerem uma variedade de barcos. O típico Raft insuflável varia entre os 4 e os 6 metros e meio, e transporta entre os 4 e os 10 passageiros. Feito de um material resistente chamado hypalon (tecido de fibra de poliéster, revestido com borracha de neoprene, altamente resistente à abrasão. Algumas marcas utilizam também revestimentos de PVC ou uretano). O Raft é escolhido de acordo com o nível do rio; um raft muito pequeno pode não ter muita estabilidade em alguns locais, por exemplo. Existe o denominado Kayak-Raft, também insuflável, que mede 1m de largura e 3 de comprimento. Flexível e bastante manobrável, é estável e fácil de controlar. O Kayak, é característico pelo seu peso muito leve, pela elevada capacidade de manobras e é feito de PVC (plástico). Mais pequeno, mais eficiente nos movimentos e de resposta quase imediata às nossas “ordens” do que as canoas, o Kayak permite ao remador a liberdade de “surfar” nas ondas, brincar nos rápidos e rodar sem se afundar. O Safety kayak é utilizado em rios de nível acima de III, em que um kayak fica em local estratégico para dar apoio em caso de resgates e acidentes.Equipamento Individual:
- Todas as pessoas dentro do raft usam coletes salva-vidas, capacetes e remos, sendo sempre acompanhadas por um guia experiente.
- Sapatos que se possam molhar.
- O mais aconselhado são as ditas sapatilhas de neoprene, mas por vezes não há necessidade de as comprar de propósito. Desta forma, o nosso conselho são os famosos e resistentes Ténis de lona.
- As sandálias de rio não são nada aconselháveis porque, para além de não protegerem do frio e das eventuais pancadas, não facilitam o nadar em caso de necessidade.
- Fato de banho e uma t-shirt:
- A maioria das empresas em Portugal fornecem os fatos de neoprene para a descida. O mais aconselhado para se usar por baixo do fato de neoperene é um fato de banho e uma t-shit, pois estes protegem do roçar constante do fato, que por vezes se torna bastante desconfortável ao remar e ao movimentarmo-nos.
- Uma muda de roupa seca:
- É essencial que no final da descida se tenha à nossa espera uma muda de roupa seca, toalha, um par de sapatos secos e um agasalho